10 de ago. de 2011

BANDA R2: SUA HISTÓRIA


 Por Márcio Souto


Olá pessoal,

Estou aqui pra dizer que a banda R2 participará do Festival Garagem Hold na cidade de Campina Grande, onde concorrerá a um prêmio de mais de R$ 7.000,00.

R2 no festival Garagem Hold


O festival terá duas etapas sendo a primeira uma eliminatória que definirá os grupos que participarão da segunda etapa, sendo esta a etapa final que ocorrerá no dia 02 de outubro no Planet Hall em Campina Grande.

Formada em meados de 2000 a banda R2 tinha inicialmente a seguinte formação: Josimar Lucas - Teclados, Maricleferson - Baixo, João Vital - vocais, George - Bateria e Márcio Souto - Guitarra.




A banda passou por muitas dificuldades desde a sua formação, principalmente pelo fato de a cidade ter uma grande tradição de forró e as pessoas não gostarem muito dos estilos que o R2 tocava que eram o rock e o reggae. Este fato fez com que a banda tivesse que se deslocar para os mais diversos pontos da cidade para poder ensaiar, pois a vizinhança sempre reclamava do som que era ouvido próximo às suas casas. 

Dentre os diversos locais que o R2 ensaiou estão um centro espírita, uma casa em construção, um galpão ao lado de um cemitério, entre outras localidades.




Além da dificuldade dos locais de ensaio havia e ainda há a dificuldade de equipamentos que a banda sempre encontrou para desenvolver suas atividades, inclusive o primeiro contrabaixo da banda era um violão de cordas de nylon com apenas duas cordas e um captador piezo colado no tampo do violão onde o então baixista na época Maricléferson iniciou seus estudos de contrabaixo.



No ano de 2004 a banda teve que interromper suas atividades devido ao afastamento do guitarrista Márcio Souto que foi estudar na cidade de João Pessoa. Esta interrupção durou até o ano de 2007, quando a grupo retomou suas atividades desta vez com nova formação: Márcio Souto – Guitarra e vocal, João Vital – Baixo, Jarbas Vasconcelos – Guitara e Emanuel (Nel) Drums – bateria e até então a banda continua com esta formação e atualmente está trabalhando em um projeto só com composições próprias.


Também passaram pela banda outros componentes que contribuíram em maior ou menor grau para o desenvolvimento deste projeto: Mamaço – Bateria, Leandro – Bateria, Daniel, Sérgio, Ronivaldo, Cleinha, Roberto e Santiago, estes dois últimos atuando principalmente como apoiadores da banda. A banda R2 considera todos os que passaram pelo grupo e contribuirão para esta história membros da banda.