24 de mar. de 2012

Pedra Lavrada: Se tem marcha à ré é para usar



Por Roberto Solon de Vasconcelos
Professor que dá aulas


Pedra Lavrada(PB): A prefeitura de Pedra Lavrada e seu prefeito, Tota Guedes, tinham fechado um acordo com o SINPUC - Sindicato dos Funcionários Públicos do Curimataú - acerca do reajuste do magistério e, a devida adequação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração.

Em 23 de fevereiro último, uma reunião foi realizada com a presença dos Secretários de Educação (Diogo Kennedy) e Administração (Osvaldo Januário), o advogado da prefeitura (Dr. Edivaldo), o prefeito (Tota Guedes), o presidente (Tião Gomes) e o delegado (Wagner Tavares) do SINPUC. Naquela reunião foi fechado um acordo(aqui) entre todos os presentes e que, em seguida, o advogado faria o Projeto de Lei para ser enviado à Câmara Municipal de Vereadores de Pedra Lavrada para a respectiva votação. Vale salientar também, que, em uma reunião anterior, estavam presentes o vereador Júnior do Serrote (situação) e Cirilo Neto(oposição).

Deste momento em diante, o Sindicato e os professores tinham a convicção que estava tudo resolvido. Entretanto, na última quinta-feira(22), uma reunião convocada às pressas pelo prefeito Tota Guedes deixou os sindicalistas e professores preocupados(aqui). Pois, se tudo já estava acertado, não haveria necessidade de mais negociações neste momento.

Filosofia de mesa de bar: Se tem marcha à ré é para usar

Ao ser realizada a nova reunião os temores foram confirmados: o prefeito 'descobriu' que, depois de um mês das negociações encerradas, a prefeitura 'não teria dinheiro' para pagar aos professores o valor combinado. 

Para um mau entendedor, a prefeitura QUEBROU-SE na palavra dada e tenta subtrair um direito dos professores. 

Para entender as brincadeiras e o bom humor exacerbado do prefeito, clique aqui.

Talvez o prefeito não tenha entendido que a Lei do Piso tem que ser cumprida e que, o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério, assinada pelo próprio Tota Guedes (ele leu?)DETERMINA QUE O PROFESSOR COM LICENCIATURA TERÁ UM SALÁRIO 36,36% SUPERIOR AO DE UM PROFESSOR SEM FORMAÇÃO SUPERIOR.

Basta alguém ensinar aos técnicos da prefeitura, secretários e prefeito a fazerem algumas continhas de bodega e calcular quanto é R$ 1.088,00 (valor do piso com reajuste) + 36,36%. Artigo 43 da Lei 47/2009, de 18 de dezembro de 2009.

Será que o valor é de R$ 1.483,60?

Será que Pedra Lavrada terá o primeiro PREFEITO INIMIGO DA EDUCAÇÃO da região (aqui)?

Será que se ele não pagasse a professores(a) que não trabalham em suas funções teria dinheiro suficiente?

Eu vos afirmo que dinheiro há, o que falta é competência para gerir os recursos e o mínimo de respeito às leis vigentes.