24 de mai. de 2012

Pedra Lavrada e EMATER promovem a 1ª Jornada de Inclusão Produtiva

Pedra Lavrada se prepara para neste dia 30 de maio receber agricultores e produtores rurais para a 1ª Jornada de Inclusão Produtiva de Pedra Lavrada. O evento acontecerá no Ginásio Municipal Antonio Cordeiro Neto, a partir das 8h, na oportunidade palestras e orientações sobre crédito rural serão alguns dos pontos importantes. 


A Jornada será o primeiro evento de grande porte voltado ao agricultor e ao produtor rural que o município realiza. O objetivo principal é o acesso dos agricultores familiares às Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de intensificar e concentrar esforços na elaboração e contratação de projetos financeiros, fomento e crédito rural. Uma das principais discussões sobre o tema é a importância do acesso do agricultor ao Programa do Governo Federal “Bolsa Estiagem” e à antecipação do seguro Garantia Safra, com a presença de agentes do Banco do Nordeste e Banco do Brasil.


O Município, segundo a última análise do MDE, foi considerado que não houve pedras de mais de 50% da agricultura no município e por essa avaliação, o Garantia Safra 2011 não foi paga pelo MDE, o que deixou os agricultores do município em uma situação mais difícil ainda. O governo por outro lado garantiu a antecipação do Garantia Safra de 2012 para esse semestre, essas e outras questões poderão ser discutidas durante a Jornada de Inclusão Produtiva.

A Jornada faz parte da união da Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Coordenadoria Regional e Escritório Local da Emater em Pedra Lavrada. O Chefe da EMATER Local Anaelson Costa convocou e falou da importância da participação dos agricultores no evento “A participação dos agricultores e produtores rurais é muito importante, pois o momento vivido por toda a Paraíba é muito difícil, estamos sobrecarregados e preocupados com a seca que nos assola e o agricultor dispõe de muito pouco para investir e manter a sua criação, ou plantação, portanto é uma excelente oportunidade essa Jornada de orientar e tirar dúvidas desses agricultores, a EMATER, Secretaria de Agricultura e os Bancos do Nordeste e Brasil serão grandes parceiros nessa luta, então, tenho certeza que teremos um grande público nesta quarta-feira dia 30 de maio” 


Se você é agricultor, ou produtor rural, compareça no próximo dia 30 de maio às 8h da manhã ao Ginásio Municipal e participe da 1ª Jornada de Inclusão Produtiva de Pedra Lavrada.


ASCOM/Lenira Cunha