25 de mai. de 2012

PEDRA LAVRADA: Prefeito diz que faltam recursos para enfrentar a seca


Prefeito Tota avalia a falta de recursos para enfrentar a seca
Prefeito Tota avalia que municípios não têm recursos para investir na distribuição da água.


"A distribuição de água é precária e municípios precisam de várias obras complementares".


O prefeito Tota em entrevista consedida ao jornal Correio da Praraíba destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios para manter o abastecimento d'água em Pedra Lavrada.


A zona rural da maioria dos municípios paraibanos vai continuar sendo abastecido por carro-pipa e precisando de cisternas para reservatórios, mesmo após a conclusão das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. É o que acredita o vice presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Segundo ele, as cidades não possuem recursos suficientes para bancar projetos de saneamento e abastecimento de água para a zona rural.


“Além das adutoras precisarem de reformas, o abastecimento é precário. A população da zona rural vai continuar sofrendo se não forem feitas várias obras complementares. O abastecimento é só para os centros urbanos. As águas do Rio São Francisco não devem chegar para outras pessoas que estão isoladas e sofrem com a seca. E no período da seca tem açude com menos de 30% da capacidade”, afirmou.


De acordo com o vice presidente da Famup, além dos poucos recursos para as obras de abastecimento, as pequenas cidades, mesmo as que estiverem próximas ao acesso das águas, devem enfrentar dificuldades para distribuir a água para seus moradores. “As cidades também precisam de mais incentivo para saneamento básico. É complicado levar água e esgotamento para moradores mais distantes, mas é importante, pelo menos, que as pequenas cidades tenham acesso a essas águas e condições de distribuição para o máximo possível”, destacou Tota Guedes.


Leia mais: Tota Guedes


SECOM/PL