23 de jun. de 2012

Opinião: Ele está voltando; por Adjailson de Souza


Opinião
Texto enviado ao vozdepedra.com por Adjailson de Souza. 


Muito em breve estarei voltando com O BLOG JOVENS DE PEDRA, novas entrevista, artigos de opinião, poemas escritos pelos filhos da nossa terra, e muito mais assuntos relacionados a nossa cultura. 


Qual o objetivo do blog ? Conscientizar toda a população da importância de exercer seu papel como cidadão. 


Por muito tempo não escrevia minhas idéias e minhas opiniões em relação a política, arte, cultura, e educação, para sociedade lavradense e região ? 


Estava debatendo no meu blog ( jovens de pedra ) idéias e opiniões de políticos e ex políticos como jarbas melo,joilson rocha de azevedo , carlinhos nunes e joão de deus barros. 


Me surpreende com tantos acessos, quando o tema da primeira pagina é sobre política. Os comentários e opiniões dos leitores mim deixaram estimulado a escrever um texto para expressar o quantos nós jovens nos importamos com o futuro da nossa cidade, mas não assumimos nosso lugar de reivindicar nossos direitos. 


Qual o papel de um prefeito ? Amplas são suas atribuições e grandes, portanto, suas responsabilidades, tanto do ponto de vista legal, como pelo fato de que é o principal depositário da confiança popular para a solução dos problemas do município. Como chefe do executivo, o prefeito tem funções políticas, executivas e administrativas. A importância dessas funções e, portanto, do papel do prefeito resulta do fato de que ele não é um funcionário, mas um agente político responsável pelo ramo executivo de uma unidade de governo autônoma – o município. como tal, o prefeito não é subordinado à outra autoridade, apenas à lei. Acatará a lei e os mandados judiciais, como qualquer autoridade e qualquer pessoa.


Uma sociedade é compostas por varias pessoas e sua linhas de trabalho como farmacêutico, medico, professor, pedreiro etc. Cada um com sua função e responsabilidade. O nosso papel como população é aceitar todas as ordens e vontade de um coronel ( prefeito ) ? Não, pelo contrario. juntos cobrando, reivindicando, poderemos construir uma sociedade mais digna e desenvolvida.


Imaginamos pedra lavrada com o açude que fica por trás da igreja católica destruído, assim aquela água poluída poderia escorrer facilitando a vida dos moradores do josé albino e do pêlo. Isso poderia evitar doenças, mal cheiro, e uma melhor locomoção. Em época de grandes chuvas, a água atrapalha a passagem por causa de escoamento. Algumas empresas já se pronunciou a favor desse projeto, que ainda está nos sonhos de alguns. Imagina o tempo que vai levar para está no papel e depois tomar alguma iniciativa ? Muito tempo. Porem lembramos de uma história que está marcada nos corações lavrandeses, uma história que nunca irá ser esquecida : a manifestação dos alunos para reforma do Graciliano. 


Foi importante ou não ? Claro que sim ! Mesmo sofrendo perseguição, levando nome de vagabundo, hoje vemos o colégio funcionando graças as reivindicações dos alunos. Aproveito e deixo meu parabéns pra Luzia Helena , Marlene, e todos os professores, que estão fazendo um ótimo trabalho. Está vendo pedra lavrada ? Não é tempo de baixar a cabeça pra qualquer político, e sim levantar e mostrar o quanto somos inteligentes e apreendemos a votar.


Já é época de política, todos se preparando e se fazendo de bom samaritano para enganar novamente a população. O povo está cansado de votar e não vê resultado. È nessa hora que temos que olhar e vê os jovens. Eles sim, são o futuro da nossa cidade. Os lideres políticos ofereceram algum curso para que esses jovens possam apreende uma profissão ? Não lembro de nem um. Apenas sei que temos um centro profissionalmente. quem construiu ? Com qual objetivo ? Esse objetivo está sendo cumprido atualmente ? Essa resposta vou deixar você refletindo.


Eu não sei se os açudes de pedra lavrada tem caranguejo, pra poder explica por que a saúde de pedra lavrada anda tanto para trás. Vocês jovens que tem mais ou mesmo 20 anos lembra do numero de pessoas que vinha de São Paulo fazer cirurgias em Pedra Lavrada ? Dos carros da prefeitura que saia pra levar as pessoas pra fazer exames em outra cidade ? Esses exames não passavam de um mês para ser realizado, hoje o paciente passa uns 3 meses para realizar qualquer exames pelo sus.


Não estou fazendo apologia ao mandado de Tinan nem o ao de Tota, pelo contrário, quero levar uma conscientização da importância desses serviços para a população, e demonstrar que o povo está passando por opção. Temos que assumir uma posição, e não aceitar um político por interesses. Não temos quer ter um prefeito ou um vereador, só por causa de suas promessas. Nas eleições são inúmeras, mas depois da votação, trabalho que é bom nada.


Vocês já prestaram atenção que com uma banda musical como Magníficos, o prefeito ganha mais credibilidade do que com a construção de uma escola ? pois bem, é necessário escolher nossos representantes com máxima atenção, e claro sem se vender. 


Até quanto tempo temos que suportar essa situação ? precisamos urgentemente de melhorias. seja na educação, saúde ou infra – estrutura. temos que cobrar pois pagamos impostos e necessitamos de uma vida digna sem politicagem. 


Espero ter alcançado a compreensão de você leitor, isso demonstra que o pouco é muito maior que o nada. a os meus amigos e leitores do blog ( jovens de pedra ) que admira meu trabalho, muito obrigado. nunca pensei que uma brincadeira seria tão bem aceito, pelas pessoas, quanto esse blog. e ao leitores que não gostam, meu muito obrigado, cada sugestão sua, mim faz apreender e muito. só tenho pena de críticas insignificantes, de pessoas fracas que se escondem por trás de nomes falsos. de a cara a tapa, não tenha medo. deve ser por isso que nossa consciência política não se desenvolve.

Para finalizar, que possamos ter uma mente mais aberta. olhemos ao nosso redor, e veremos que 2012 promete. mas lembre – se, vote consciente, para depois não reclamar da nova gestão.


* As opiniões expressas no texto são de responsabilidade do autor. Não refletindo, necessariamente, o 'pensamento' do vozdepedra.com.