30 de abr. de 2014

Gracinha: Gerente de Saúde detona secretária de Pedra Lavrada; Chama de estressada, insinua que não sabe fazer ofício, que urra e só fala besteira

O Gerente da 4ª Regional de Saúde da Paraíba, Benedito Marinho da Costa Neto em nota em resposta a Secretária de Saúde de Pedra Lavrada, com encaminhamento por e-mail aos demais secretários de saúde da região do Curimataú, tem causado polêmica, na “Carta” o Gerente Regional de Saúde, Benedito rebate e alfineta a Secretária Maria das Graças Oliveira, interpretando a “Carta” é visível o grau de estresse.   Benedito sendo Acupunturista exagerou nas alfinetadas, qualificou o comportamento da presidente da CIR (Comissão Intergestores Regionais) de animal, pois nas reuniões a Presidente aos gritos “Urra”; Veja as sessões de acupuntura, que faltou uma dose de maracujina, já que Benedito é Naturopata. 


Segue a carta aberta


Caros (as) Colegas;

Segue nota de resposta para a Srª Maria das Graças Oliveira.
Com cópia para os(as) Sr (as);


Prezada Secretária,

Venho, através deste, manifestar meu direito de resposta perante as acusações que você, imbuída de uma verdade inconsistente, brada nos quatro cantos do Estado inverdades criadas pelo seu mundo de fantasia.

Cara Secretária de Saúde, quando a senhora pede uma ajuda para determinado assunto qualquer, existe duas possibilidades a serem consideradas, primeira: Essa ajuda solicitada será viável de ser executada? Segunda: Existe a necessidade urgente de uma intervenção imediata para tal fim?

Novamente, para que fique bem claro, quando me foi solicitado que indicasse uma secretária para a CIR, não estava implícito que está decisão seria tomada aos solavancos, nem muito menos no seu tempo, nobre secretária. Pois, pelo que sei a presidência da CIR já tem nome, o seu. Sendo assim, a responsabilidade pelo chamamento das reuniões, bem como a formalização da pauta, são de sua responsabilidade, ou seja, não vejo por que tanto alvoroço para a nomeação de uma secretária, pois, se a senhora não souber redigir um ofício e uma pauta, pode entrar em contato comigo que farei de muito bom grado. E que fique bem claro, quando houver a indicação de uma pessoa para ser secretária, essa funcionária fará apenas o papel que lhe cabe, sobrando a presidência, e todas as suas atribuições e responsabilidades à senhora.

 Portando, se não é de seu conhecimento, a CIR funciona com os votos dos secretários de saúde, funcionando a gerência como um mero apoio para as reuniões. Não necessitando que, efetivamente exista, toda às vezes, uma pessoa da gerência para acompanhar as reuniões. Muito embora, na última reunião estavam presentes as Apoiadoras, por isso não entendi o porquê de tamanho descontrole seu.       

Outro fato que me fez escrever esta nota foi o fato da senhora não compactuar com o sistema de educação que conheço, e carrego desde o berço, que nada mais é do que o simples fato de saber escutar. Pelo que percebi em diversas reuniões, seu ego e sua necessidade de aparecer e ser ouvida ultrapassam toda e qualquer barreira física e educacional. Seus gritos ecoam como um urro desesperado por atenção, deixando os que estão próximos ensurdecidos com tantas besteiras ditas em alto e bom som.

Nobre Secretária, outra coisa que talvez a senhora não entenda, é que existe vida fora da secretária de saúde, ou da gerência. Pois é! E eu sou uma das pessoas que tenho, e sobrevivo de uma coisinha bem simples: meu conhecimento e formação transformados em TRABALHO. Esse é um dos motivos de não estar presente em todas as reuniões, visto que tenho meus empregos e outras responsabilidades, que não apenas a Gerência. Talvez a senhora ainda não entenda isso, mas desejo que brevemente a senhora consiga outro emprego que abrande o seu ego gigante. Talvez, assim, a senhora entenda que existe concursos, prestação de serviço, hierarquia – tanto para cima como para baixo; prioridades e, principalmente respeito pelas pessoas.

Sei que teria muitas outras coisas pra falar, mas talvez o texto acabasse ficando bastante rebuscado, dificultando, talvez, o seu entendimento do mesmo. Entendo que devo parar por aqui, e deixo meus sinceros votos para que nossa convivência seja, no mínimo, respeitosa, pois do mesmo jeito que aprendi a escrever, também aprendi a gritar, quando necessário.
Tenha uma ótima semana.

Benedito Marinho da Costa Neto
Gerente da 4ª Regional de Saúde da Paraíba
Acupunturista e Naturopata

Blog do Dema Macedo